Entende-se que personalidade é um modo de ser, um padrão de funcionamento próprio da pessoa que determina o que ela é. A personalidade é manifestada de forma padrão, sendo estável ao longo do tempo nas características da pessoa. Características essas que podem ser funcionais, ou disfuncionais quando acarretam em prejuízos sociais, pessoais e ocupacionais.
O Transtorno de Personalidade (TP) é um padrão persistente de experiência interna e comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo. Não se limita a episódios isolados.
Em termos gerais o TP pode ser considerado um padrão duradouro de instabilidade em relacionamentos interpessoais, afetos e autoimagem (self), grave o suficiente para causar extremo sofrimento e interferir no funcionamento social e ocupacional. As respostas emocionais são reativas, existindo a presença de depressão episódica, ansiedade, irritabilidade e expressão de raiva, comportamento impulsivo extremado, direcionamento de comportamentos agressivos a si mesmo.
Os transtornos de personalidade estão divididos em três grupos, conforme as características semelhantes.