Transtornos de Personalidade

Transtornos de Personalidade – TP

Entende-se que personalidade é um modo de ser, um padrão de funcionamento próprio da pessoa que determina o que ela é. A personalidade é manifestada de forma padrão, sendo estável ao longo do tempo nas características da pessoa. Características essas que podem ser funcionais, ou disfuncionais quando acarretam em prejuízos sociais, pessoais e ocupacionais.

O Transtorno de Personalidade (TP) é um padrão persistente de experiência interna e comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo. Não se limita a episódios isolados. 

Em termos gerais o TP pode ser considerado um padrão duradouro de instabilidade em relacionamentos interpessoais, afetos e autoimagem (self), grave o suficiente para causar extremo sofrimento e interferir no funcionamento social e ocupacional. As respostas emocionais são reativas, existindo a presença de depressão episódica, ansiedade, irritabilidade e expressão de raiva, comportamento impulsivo extremado, direcionamento de comportamentos agressivos a si mesmo.

Os transtornos de personalidade estão divididos em três grupos, conforme as características semelhantes.

Grupo A: paranoide - esquizoide - esquizotípica

- Transtorno de Personalidade Paranoide: a característica essencial é um padrão invasivo de desconfiança e suspeita quanto aos outros, de modo que seus motivos são interpretados como malévolos.
 - Transtorno de Personalidade Esquizoide: padrão invasivo de distanciamento de relacionamentos sociais e uma faixa restrita de expressão emocional em contextos interpessoais.
- Transtorno de Personalidade Esquizotípica: déficits sociais e interpessoais, marcado por agudo desconforto e reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico.

Grupo B: antissocial - histriônica - narcisista - borderline

- Transtorno de Personalidade Antissocial: características como desrespeito e violação dos direitos dos outros.
- Transtorno de Personalidade Histriônica: emotividade excessiva, busca por atenção e futilidade.
- Transtorno de Personalidade Narcisista: a característica essencial do narcisismo é o sentimento excessivo de grandiosidade, a necessidade constante de ser admirado e a falta de empatia.
- Transtorno de Personalidade Borderline: instabilidade emocional nos relacionamentos, na autoimagem e nos sentimentos, além de uma impulsividade descontrolada, de relacionamentos caóticos e intensos, marcados por dificuldades. Mesmo que as relações sejam muito difíceis, as pessoas com transtorno Borderline tem muita dificuldade em deixá-las.

Características de personalidade Borderline

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), a característica essencial do transtorno de personalidade Borderline é um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem, de afetos e de impulsividade acentuada, que surge no começo da vida adulta e está presente em vários contextos. 

Indivíduos com o transtorno de Borderine tentam de tudo para evitar o abandono real ou imaginário. A percepção de uma separação ou rejeição iminente, ou a perda de estrutura externa, podem levar a mudanças profundas na autoimagem, no afeto, na cognição e no comportamento. São indivíduos muitos sensíveis a circunstâncias do ambiente, vivenciam medos intensos de abandono e experimentam raiva inadequada mesmo diante de uma separação de curto prazo real ou quando ocorrem mudanças inevitáveis de planos. 
Tais medos de abandono tem relação com intolerância a ficar só e a necessidade de ter outras pessoas ao redor.

As mudanças entre um estado e outro de comportamento são rápidas e a pessoa pode passar de frágil e suplicante para raivosa em pouco tempo. Qualquer gesto que possa ser percebido como abandono gera extrema sensibilidade. A capacidade de aprendizagem é limitada para o desenvolvimento de habilidades interpessoais, de autorregulação (emocional ou não) e a tolerância ao estresse.

Grupo C: esquiva - dependente - Obsessivo-Compulsivo (TPOC)

- Transtorno de Personalidade Esquiva: característicos de inibição social, sensação de inadequação e hipersensibilidade à avaliação negativa.
- Transtorno de Personalidade Dependente: necessidade de ser cuidado, levando a um padrão submisso e de temores de separação.
- Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsivo (TPOC): preocupação com a ordem, perfeccionismo e controle.


Share by: