Transtorno Bipolar

Transtorno de Humor Bipolar - THB

Também conhecido como transtorno de bipolaridade, o THB é um transtorno mental crônico representado por episódios de humor elevado ou irritável, acompanhado de impulsividade, aumento de energia, desinibição e alternado com episódios de sintomas depressivos.

O transtorno de humor bipolar é considerado uma doença e os sintomas podem variar muito de um momento para o outro. Está associado a sofrimento e prejuízo funcional, como problemas nos relacionamentos pessoais e faltas no trabalho ou nos estudos. 
As pessoas afetadas não conseguem ter o controle do que pensam ou do que falam no período de manifestação do transtorno.

Características e diagnóstico

A pessoa que sofre de transtorno de bipolaridade pode ser vista como impulsiva, arrogante, acelerada, paranoide ou irresponsável. Por outro lado, também pode ser vista como criativa, carismática, produtiva, perspicaz ou altruísta.
Uma das fases da bipolaridade é a fase da mania, onde a pessoa apresenta sintomas como redução do sono e da ansiedade, grau elevado de otimismo e socialização, redução da capacidade de concentração, elevação de comportamentos direcionados a objetivos, aumento da libido e comportamento sedutor.

O diagnóstico leva em média dez anos até ser identificado corretamente, com a idade média de início em torno dos vinte anos. Pessoas diagnosticadas com THB, em sua maioria possuem comorbidades associadas como, por exemplo, uso de substâncias, transtornos alimentares, transtornos de personalidade dentre outras.

Em termos comparativos, consideram-se como “estado normal” de humor, alguns tipos de comportamentos do nosso cotidiano, como por exemplo, a capacidade de conseguir ler um livro ou revista por um bom tempo sem se distrair em demasia, a condição de ser capaz de ouvir mais e falar menos em uma determinada situação social, de concluir tarefas sem se desviar de maneira repetida para outras ideias ou projetos, de conseguir ficar moderadamente ansioso com as exigências da vida.
Pessoas com diagnóstico de transtorno bipolar, no quadro de mania podem apresentar alguns dos seguintes sintomas abaixo:

Sintomas leves
- humor eufórico e irritável
- cognição de grandiosidade
- autoconfiança exagerada
- pensamento acelerado, mas ainda coerente
- agitação motora
- prolixidade
- excesso de gastos 

Sintomas moderados
- humor disfórico (mudança repentina do estado de ânimo) 
- depressão
- raiva intensa
- fuga de ideias
- desorganização cognitiva
- delírios
- comportamento mais impulsivo e explosivo

Sintomas graves
- humor disfórico em maior intensidade
- pânico
- desesperança
- cognição incoerente (sem nexo)
- delírios bizarros
- alucinações
- desorientação

Tratamento do transtorno de humor bipolar

O tratamento medicamentoso quando indicado por um médico psiquiatra, é fundamental e deve estar associado ao tratamento psicológico para uma boa evolução no longo prazo. A ausência ou falta de adesão ao tratamento pode levar a consequências negativas na vida do paciente com o passar do tempo. 
A progressão da mania não tratada pode passar de um estágio leve para moderado, podendo chegar a um quadro grave. Por outro lado, um tratamento adequado pode trazer uma vida praticamente normal, principalmente se for introduzido de maneira correta nas fases iniciais da doença.

O tratamento do transtorno de bipolaridade inicia-se com a psicoeducação do paciente em relação à medicação e aos objetivos do tratamento como, estabilizar o humor, tratar os episódios de mania, de hipomania ou mistos, de tratar a depressão e a prevenção de novas recaídas.

Recomenta-se terapia para as pessoas com transtorno de humor bipolar, a fim de que possam conseguir entender e lidar com o transtorno para ter uma melhor qualidade de vida.
Share by: