A pessoa que sofre de transtorno de bipolaridade pode ser vista como impulsiva, arrogante, acelerada, paranoide ou irresponsável. Por outro lado, também pode ser vista como criativa, carismática, produtiva, perspicaz ou altruísta.
Uma das fases da bipolaridade é a fase da mania, onde a pessoa apresenta sintomas como redução do sono e da ansiedade, grau elevado de otimismo e socialização, redução da capacidade de concentração, elevação de comportamentos direcionados a objetivos, aumento da libido e comportamento sedutor.
O diagnóstico leva em média dez anos até ser identificado corretamente, com a idade média de início em torno dos vinte anos. Pessoas diagnosticadas com THB, em sua maioria possuem comorbidades associadas como, por exemplo, uso de substâncias, transtornos alimentares, transtornos de personalidade dentre outras.
Em termos comparativos, consideram-se como “estado normal” de humor, alguns tipos de comportamentos do nosso cotidiano, como por exemplo, a capacidade de conseguir ler um livro ou revista por um bom tempo sem se distrair em demasia, a condição de ser capaz de ouvir mais e falar menos em uma determinada situação social, de concluir tarefas sem se desviar de maneira repetida para outras ideias ou projetos, de conseguir ficar moderadamente ansioso com as exigências da vida.
Pessoas com diagnóstico de transtorno bipolar, no quadro de mania podem apresentar alguns dos seguintes sintomas abaixo:
Sintomas leves
- humor eufórico e irritável
- cognição de grandiosidade
- autoconfiança exagerada
- pensamento acelerado, mas ainda coerente
- agitação motora
- prolixidade
- excesso de gastos
Sintomas moderados
- humor disfórico (mudança repentina do estado de ânimo)
- depressão
- raiva intensa
- fuga de ideias
- desorganização cognitiva
- delírios
- comportamento mais impulsivo e explosivo
Sintomas graves
- humor disfórico em maior intensidade
- pânico
- desesperança
- cognição incoerente (sem nexo)
- delírios bizarros
- alucinações
- desorientação