Estresse emocional, profissional e familiar

Estressores são eventos ou estímulos que provocam ou conduzem ao estresse emocional. São situações que exigem certa mobilidade, ou seja, flexibilidade psíquica para podermos lidar com as consequências que elas podem ocasionar. O impacto do stress na vida das pessoas varia de acordo com a capacidade individual de adaptação de cada um, com as experiências anteriores (vulnerabilidades) e com a rede de apoio que temos.

É importante, no entanto, observar a diferença entre um evento traumático e um evento de estresse. O evento traumático, mesmo sendo afastado, seu efeito danoso segue acompanhando a pessoa por muito tempo, deixando marcas para sempre. Já o evento estressor, uma vez que removido, seus efeitos tendem a desaparecer.

Podemos caracterizar os eventos estressores de duas formas:
- Dependentes: são aqueles em que o sujeito tem participação direta e a sua posição frente aos acontecimentos interage no surgimento desses estressores.
- Independentes: são aqueles eventos que fogem ao controle da pessoa, ou seja, são de certa forma, inevitáveis. São exemplos, a morte de um familiar, um filho saindo de casa ou alguma situação relacionada ao trabalho.

Eis algumas condições que podem ser foco para necessidade de atenção clínica:
- Problemas de relacionamentos como separação, ciúme, etc.
- Abuso e negligência
- Problemas educacionais ou profissionais (assédio moral / estresse no trabalho)
- Dificuldade econômico/financeira
- Situações relacionadas ao ambiente social
- Outras circunstâncias da história pessoal

Muitas destas situações podem gerar desgaste na vida pessoal, ocasionando sofrimento e possivelmente dificultando a sua rotina de vida.

Estressores profissionais e/ou educacionais

Os estressores profissionais e os educacionais são aqueles que incidem sobre o contexto ocupacional do paciente, gerando repercussões também nas esferas pessoal e social.

Incertezas quanto à escolha profissional, preparação para concursos, iniciar no mercado de trabalho, insatisfação com o curso ou trabalho, dificuldade de relacionamento com chefe ou colega, desemprego, promoção, estagnação na carreira, proximidade com aposentadoria, provas em geral, desgaste mental relacionado ao trabalho ou faculdade.

Estressores familiares

O ciclo de vida de uma pessoa acontece dentro do ciclo de vida familiar, que é o contexto primário do desenvolvimento humano, e suas intersecções vão constituir a trama da vida familiar.
Os elementos estressores podem ser oriundos das mudanças no ciclo de vida, como exemplo, filhos deixando a casa para viver só, gravidez, casamento. Também os acontecimentos que são imprevisíveis como morte precoce, acidentes, separações, doenças.

Estes são alguns tipos de estressores muito comuns que afetam também o lado o emocional e podem requerer atenção especial, como uma forma de apoio para tentar superar seus efeitos negativos.