Transtorno de Ansiedade Social - TAS
Também denominado como Fobia Social, a essência do Transtorno de Ansiedade Social é o temor de ser avaliado negativamente pelos outros.
Esse medo é o que torna quase todo encontro social carregado de ansiedade.
Situações como falar em público, pedir informações, sair para jantar, se aproximar de pessoas, fazer pedidos, usar banheiros ou vestiários públicos, falar em sala de aula, fazer ligações telefônicas, ser apresentado a novas pessoas, submeter-se a uma entrevista de emprego, participar de reuniões, apresentações e festas.
Em qualquer uma destas ocasiões, a pessoa pode imaginar a possibilidade de tropeçar, falar mal, ou parecer um bobo e que as pessoas vão critica-la ou despreza-la.
Como resultado, o indivíduo tende a tremer, ficar vermelho, suar, gaguejar, ficar com a boca seca ou ter “tiques” nervosos. Quando fala, pode se atrapalhar com as palavras ou “dar um branco”.
A pessoa teme que os outros percebam esses sinais de estranheza e a julguem por eles, o que só serve para intensificar a ansiedade.
Como resultado disso, a pessoa tende a evitar os encontros sociais quando possível. O sujeito pode estar somente triste, mas isso parece de alguma maneira mais seguro do que interagir com outras pessoas, acostumando-se assim a uma vida de isolamento.