Transtorno de Ansiedade Generalizada - TAG

“Sim, mas e se...?” 
Em geral, o transtorno de ansiedade generalisada - TAG, começa com a preocupação com algo específico e depois se expande, assumindo uma gama de preocupações. As pessoas com TAG tendem esperar muito tempo para buscar ajuda. Elas desprezam sua condição como se tratando de uma preocupação cotidiana, do tipo que todos têm.
O TAG é considerado o segundo transtorno de ansiedade mais frequente, perdendo somente para as fobias específicas. O início do transtorno costuma ocorrer na idade adulta e a prevalência é maior no sexo feminino. 

As principais características do TAG são:
- preocupação excessiva que ocorre na maioria dos dias, com diversos eventos e atividades;
- Ansiedade e dificuldade em lidar com as incertezas;
- Necessidade de ter o controle de tudo;
- Sintomas físicos, cansaço, inquietação, tensão muscular;
- Intensidade e duração dos sintomas, bem como o prejuízo funcional, que influenciará no diagnóstico.

Um aspecto essencial do TAG é a preocupação constante concomitante aos sintomas somáticos e psíquicos. No curso do transtorno é comum ocorrer preocupação em mudar de foco (pensamentos incontroláveis).
O diagnóstico deve avaliar, portanto, se existe: desproporcionalidade, interferência muito incômoda, diminuição de capacidades, prejuízos atuais e cronificação da situação.
Pessoas que sofrem de TAG apresentam uma visão insegura de si, vulnerável, uma visão de mundo perigoso e ameaçador e visão do futuro incerto, negativo e preocupante.