TRANSTORNOS

Psicóloga Letícia Fossati em Porto Alegre - Depressão

Depressão

Sintomas relacionados à depressão causam falta de interesse em quase tudo na vida. Humor deprimido, vazio, desesperança, além da alteração do sono e do apetite. Com isto, surge a tristeza que acaba incapacitando o sujeito de agir.
A depressão é considerada uma síndrome que afeta especialmente o humor, mas que compromete outras dimensões psicológicas tais como a cognição e o comportamento, revelando-se em intensidade e frequência distintas das respostas usualmente dadas por uma pessoa em sua rotina.

Ansiedade

Ansiedade é um sistema complexo de resposta cognitiva, afetiva, fisiológica e comportamental que é ativado quando eventos ou circunstâncias antecipadas são considerados altamente aversivos porque são percebidos como imprevisíveis, incontroláveis, e que podem potencialmente ameaçar os interesses vitais do indivíduo. 
Transtornos ansiosos compartilham medos excessivos ocasionando alterações comportamentais.

A ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. É um sentimento que acompanha mudanças na vida da pessoa: separação da criança dos pais, iniciação escolar, rompimento de relacionamentos, expectativa para fazer provas ou testes, e assim por diante. Funciona como um sinal que prepara a pessoa para enfrentar o desafio e, mesmo que ele não seja superado, favorece sua adaptação às novas condições de vida. Costuma ser acompanhada da percepção de que estamos em perigo, ameaçados ou vulneráveis. 

Quando estamos ansiosos é comum manifestarmos alguns sintomas físicos, tais como: agitação, tensão, suor nas palmas das mãos, tonturas, dificuldades respiratórias, batimentos cardíacos acelerados, irritabilidade, inquietação, dores musculares.

Sintomas ansiosos são frequentes em outros transtornos psiquiátricos. É uma ansiedade que se explica pelos sintomas do transtorno primário, por exemplo, na depressão. 
Em relação à ansiedade patológica, é difícil controlar os sintomas físicos, pois ocorre na ausência de um estímulo deflagrador, causando prejuízo social e ao bem-estar. É quando o corpo reage excessivamente a um estímulo, ou seja, quando ela é desproporcional, ou relacionada a estímulos que não gerariam ansiedade. 

Além da psicoterapia e medicações, existem algumas técnicas que podem ajudar a diminuir os sintomas do transtorno de ansiedade tais como:
- Técnicas de Relaxamento: respiração diafragmática; relaxamento muscular progressivo;
- prática de atividades físicas;
- higiene do sono.
Psicóloga Letícia Fossati em Porto Alegre - Ansiedade

Transtornos de ansiedade

Existem seis transtornos de ansiedade conhecidos, cada um com seu grupo particular de sintomas:

1) Transtorno de Ansiedade Generalizada - TAG
2) Transtorno de Ansiedade Social - TAS
3) Transtorno de Estresse Pós Traumático - TEPT
4) Transtorno Obsessivo-Compulsivo - TOC
5) Fobia Específica
6) Transtorno ou Síndrome do Pânico
Psicóloga Letícia Fossati em Porto Alegre - Depressão

Transtorno de Humor Bipolar - THB

Também conhecido como transtorno de bipolaridade, o THB é um transtorno mental crônico representado por episódios de humor elevado ou irritável, acompanhado de impulsividade, aumento de energia, desinibição e alternado com episódios de sintomas depressivos.
O transtorno de humor bipolar é considerado uma doença e os sintomas podem variar muito de um momento para o outro.

Autismo

O autismo foi descrito pelo médico e pesquisador austríaco Léo Kanner, em 1943, como um transtorno de desenvolvimento grave que prejudica a capacidade de comunicação e de interação. 
Dentre os sintomas do autismo, o isolamento social é um dos mais lembrados, entretanto o problema não é caracterizado somente este motivo. O autismo se caracteriza por um comprometimento em diversas áreas do desenvolvimento, tais como, a interação social recíproca, o relacionamento com pessoas, a falta de interesse e prazer com os outros, uma percepção comprometida de sua existência e empatia, são estes alguns sinais que podem ser indicativos do problema.

Transtornos de Personalidade

Entende-se que personalidade é um modo de ser, um padrão de funcionamento próprio da pessoa que determina o que ela é. A personalidade é manifestada de forma padrão, sendo estável ao longo do tempo nas características da pessoa. Características essas que podem ser funcionais, ou disfuncionais quando acarretam em prejuízos sociais, pessoais e ocupacionais.
Os transtornos de personalidade estão divididos em três grupos, conforme as características semelhantes. Transtornos como Borderline, Narcisismo, Antissocial, dentre outros.

Estresse emocional, profissional e familiar

Estressores são eventos ou estímulos que provocam ou conduzem ao estresse emocional. São situações que exigem certa mobilidade, ou seja, flexibilidade psíquica para podermos lidar com as consequências que elas podem ocasionar. O impacto do stress na vida das pessoas varia de acordo com a capacidade individual de adaptação de cada um, com as experiências anteriores (vulnerabilidades) e com a rede de apoio que temos.
Psicóloga Letícia Fossati em Porto Alegre - Estresse

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade configura-se como o distúrbio do neurodesenvolvimento de maior incidência na infância e um dos que demonstra maior prejuízo social ao longo da vida, principalmente em decorrência da baixa tolerância à frustração dos conflitos que a desatenção e a hiperatividade incidem nos contextos familiares, acadêmicos e profissionais.

Dependência Química

Drogas são substâncias psicoativas que atuam no nosso sistema nervoso central (SNC). Essas drogas podem gerar situações de abuso ou dependência, pois agem no mecanismo de gratificação e recompensa do cérebro, provocando sensações de prazer que fazem com que as pessoas tenham vontade de usá-las novamente.
Share by: