Depressão e seus sintomas

A depressão é considerada uma síndrome que afeta especialmente o humor, mas que compromete outras dimensões psicológicas tais como a cognição e o comportamento, revelando-se em intensidade e frequência distintas das respostas usualmente dadas por uma pessoa em sua rotina.
Sintomas relacionados à depressão causam falta de interesse em quase tudo na vida. Humor deprimido, vazio, desesperança, além da alteração do sono e do apetite. Com isto, surge a tristeza que acaba incapacitando o sujeito de agir.

Pessoas que sofrem de depressão geralmente colocam significados aos acontecimentos do cotidiano, distorcendo-os de algumas formas. Por vezes assumem culpa exagerada por eventos negativos, ao contrário de pessoas não deprimidas que consideram estes mesmos eventos de uma forma diferente, como má sorte, destino ou atitudes dos outros. Também é comum considerar os fatos ruins sendo de uma importância altamente abrangente e não limitada ou isolada. Por exemplo, considerar que uma doença, uma guerra ou uma ameaça qualquer em algum lugar do mundo possa chegar rapidamente a si, com grande possibilidade de impacto em sua vida.

Outra forma de distorção é perceber situações negativas ou problemáticas como sem possibilidade de reversão ou de melhorarem o futuro. Ao contrário, um pensamento mais saudável observaria estes mesmos fatos como passageiros ou uma forma de aprendizagem e evolução.

Sintomas da depressão

Conforme a intensidade e a frequência, os sintomas da depressão podem se manifestar em: 
- Sintomas leves a moderados: sentimento de tristeza, solidão, perda de interesse por atividades ou prazeres da vida, baixa autoestima, alterações no padrão de sono e alimentação, diminuição da atenção e concentração, visão negativa do futuro.
- Sintomas graves: rebaixamento da consciência, lentidão de movimentos, pensamentos de culpa, ideias de suicídio e até mesmo sintomas psicóticos.

A pessoa com depressão pode apresentar distorções cognitivas como Abstração Seletiva, também chamada de visão em túnel ou filtro mental, que ocorre quando a parte negativa de uma situação é realçada, enquanto aspectos positivos não são percebidos ou são ignorados.
Exemplo: “minha apresentação foi péssima”; afirmação focada em um determinado erro durante uma apresentação, porém desconsiderando vários aspectos positivos de sua performance.

Impactos e fatores associados à depressão

A depressão pode levar a pessoa a tratamentos psiquiátricos e ambulatoriais, a diminuição da capacidade ocupacional e se não tratada pode levar a morte precoce.
Aspectos como fatores genéticos, isolamento social, conflitos familiares e comorbidades (outras doenças associadas) podem estar diretamente associados à depressão.
A pessoa com depressão tem uma visão pessimista de si como desconfiança e autodepreciação, uma visão negativa dos outros e do mundo, além de expectativas de incertezas.

Caso você tenha se identificado com alguns sinais ou sintomas de depressão, busque ajuda de um psicólogo.