Síndrome ou transtorno do pânico
O ataque de pânico é o surgimento de ansiedade acerca do que acontece com o seu corpo, ou seja, é o medo de suas próprias reações fisiológicas e psicológicas a um estímulo. Pode se definido também como o medo de suas próprias sensações.
O critério para transtorno do pânico não é necessariamente se, ou com que frequência nós temos ataque de pânico, mas se desenvolvemos ou não um medo permanente de tais ataques.
O surgimento de um ataque de pânico está comumente ligado aos medos de encontrar determinadas situações no cotidiano. Esses medos são muitas vezes chamados de Agorafobia.
A agorafobia é o medo de lugares ou situações que acionam um ataque de pânico e isso ocorre com muitas pessoas. Você prevê a ansiedade em determinadas situações como, por exemplo: “se eu for ao cinema, vou me sentir preso e terei um ataque de pânico” ou “se eu for ao bar, não conseguirei encontrar as saídas e terei um ataque de pânico”.
É importante observar, no entanto, que algumas pessoas têm ataque de pânico, mas não ficam com medo de situações específicas, isto é, não tem agorafobia.